Circular chega à 58ª edição com programação especial em Belém - Estado do Pará Online

Circular chega à 58ª edição com programação especial em Belém

Projeto cultural ocupa bairros históricos neste domingo (5) com arte, música, gastronomia e ações ligadas ao Círio e à COP30.

O Circular Campina Cidade Velha realiza neste domingo (5) sua 58ª edição, com uma agenda intensa de arte, cultura, gastronomia, música, oficinas e atividades formativas espalhadas pelos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto, em Belém. O evento acontece das 8h às 19h, com entrada gratuita em quase 40 espaços parceiros.

A grande novidade deste ano é o ingresso do Instituto Lojas Renner como patrocinador, ao lado do Banco da Amazônia, parceiro mais longevo da iniciativa. “A maturidade da parceria com o Banco da Amazônia e a chegada do novo apoio fortalece o compromisso do Circular em manter e ampliar sua programação gratuita nos bairros históricos de Belém”, afirma Adelaide Oliveria, coordenadora do projeto.

Criado em 2013, o Circular conecta patrimônio, meio ambiente e cidadania por meio da arte e da criatividade, promovendo encontros entre memória e experimentação. Entre os destaques da edição estão a exibição do documentário “Histórias da Campina”, no Instituto da Ciência da Arte, e o Circuitinho Circular COP30, atividade de educação patrimonial voltada ao público infantil, com concentração às 8h30 no Píer da Casa das 11 Janelas.

A programação musical também é um dos pontos fortes. O grupo Raízes Latinas se apresenta na Rua Carlos Gomes, às 10h30, enquanto o encerramento fica por conta de Félix Robatto, às 18h, na Praça do Carmo.

Além da relação com o Círio de Nazaré, o Circular se conecta à contagem regressiva para a COP30, evento global sobre mudanças climáticas que será realizado em novembro, em Belém. A edição especial da revista do projeto e o Fórum Circular, previsto para o fim de outubro, também terão apoio do Instituto Lojas Renner.

Ao longo do dia, o público poderá transitar por diferentes espaços culturais, gastronômicos e de memória, com atividades que reforçam a identidade local em diálogo com os desafios globais.

Leia também: