As eleições municipais em Bagre, no arquipélago do Marajó, caminham com apenas um candidato apto a disputar a prefeitura. Clebinho Rodrigues (PSD), atual prefeito, segue na corrida eleitoral após a candidatura de seu oponente, Toninho Machado (Republicanos), ser indeferida devido a problemas na composição de sua chapa.
Toninho Machado enfrentou dificuldades com o registro da candidatura de sua vice, Iranilda de Freitas Ferreira, que foi barrada por questões técnicas ligadas à formação da coligação. Iranilda, filiada ao Cidadania, formou uma federação com o PSDB, que, por sua vez, integra a coligação majoritária de Clebinho Rodrigues. Com o impedimento, a chapa de Toninho perdeu o apoio de Iranilda, que renunciou à sua candidatura em 14 de setembro.
Após a renúncia, Toninho tentou substituir a vice por José Pinheiro Maia. No entanto, o novo nome também foi impedido de participar do pleito, devido à falta de quitação eleitoral decorrente de contas de campanha rejeitadas. Sem tempo para indicar outro vice, Toninho ainda tentou reverter a renúncia de Iranilda, que encaminhou uma nova carta ao juiz eleitoral declarando que “não mais renunciaria à candidatura”. Conforme imagem abaixo:

Apesar das tentativas, a desorganização na chapa e as inconsistências jurídicas levaram ao indeferimento da candidatura de Toninho Machado pelo juiz eleitoral de Bagre. Mesmo assim, Toninho está concorrendo com sua candidatura sub judice e Clebinho Rodrigues segue candidato apto a concorrer à prefeitura, bem como os vereadores de sua coligação, consolidando sua posição na disputa.



Leia também:
Deixe um comentário