Celso Sabino pede licença para votar na eleição da mesa diretora da Câmara dos Deputados - Estado do Pará Online

Celso Sabino pede licença para votar na eleição da mesa diretora da Câmara dos Deputados

Ministro do Turismo se afasta do cargo neste sábado (1º) para participar do pleito; retorno está previsto para segunda-feira (3).

Ministro do Turismo Celso Sabino

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, solicitou licença do cargo para votar na eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que acontece neste sábado (1º). Sabino, que é deputado federal pelo União Brasil-PA, é um dos articuladores da candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Casa. O retorno ao ministério está previsto para segunda-feira (3).

A eleição será realizada presencialmente, com início da sessão preparatória às 16h no Plenário Ulysses Guimarães. Para vencer em primeiro turno, o candidato precisa obter 257 votos. Caso contrário, a decisão será levada ao segundo turno entre os mais votados.

Até o momento, três parlamentares formalizaram candidatura à presidência da Câmara: Hugo Motta, Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS). Motta, deputado desde 2010, é apoiado por Sabino e articulou a formação de blocos partidários.

Além da presidência, a eleição definirá os demais cargos da Mesa Diretora, responsável pelos trabalhos legislativos e administrativos da Casa. O mandato é de dois anos, e os blocos formados para a disputa podem influenciar a distribuição das presidências das comissões pelos próximos quatro anos.

Leia também: