Celso Sabino e demais ministros disponibilizam Internet gratuita em destinos turísticos

A iniciativa está inserida no movimento "Conheça o Brasil: Conectado", que busca trazer benefícios e facilidades para promover o turismo nacional.

Celso sabino e outros ministros
Foto Divulgação

Nesta segunda-feira (11), o Ministério do Turismo, em conjunto com o Ministério das Comunicações, assinou o Protocolo de Intenções visando aprimorar a conectividade da internet e disponibilizar redes Wi-Fi gratuitas em destinos turísticos em todo o Brasil. Essa iniciativa está inserida no movimento “Conheça o Brasil: Conectado”, que busca trazer benefícios e facilidades para promover o turismo nacional.

O objetivo principal é estabelecer parcerias público-privadas para investimentos em infraestrutura de telecomunicações, possibilitando o acesso à internet de qualidade e o oferecimento de Wi-Fi gratuito em locais estratégicos, como parques naturais e urbanos, aeroportos, pontos turísticos e áreas de grande fluxo de visitantes.

Para alcançar essa meta, ambas as pastas trabalharão em conjunto na elaboração de um plano de ação, que incluirá critérios para selecionar os destinos turísticos a serem contemplados pelo Programa “Conheça o Brasil: Conectado”. Além disso, serão definidas estratégias para promover a transformação digital, incluindo negociações com empresas de telecomunicações e melhorias na infraestrutura de telecomunicações.

Os Ministérios 

No âmbito do protocolo assinado, o Ministério do Turismo será responsável por coordenar com as instituições públicas de turismo estaduais e municipais para obter informações sobre o acesso e a qualidade da conexão à rede de telecomunicações nos destinos turísticos brasileiros, tanto para os visitantes nacionais quanto internacionais.

Por sua vez, o Ministério das Comunicações irá colaborar com os órgãos competentes para desenvolver a infraestrutura de telecomunicações, além de mobilizar provedores de serviços de infraestrutura para garantir o acesso e melhorar a qualidade da conexão à rede de telecomunicações nos destinos turísticos nacionais.

O Protocolo de Intenções entre as duas pastas terá um prazo de vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado mediante a celebração de aditivo.

Leia também: