Uma ação integrada do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) resultou na autuação de veículos que furaram o bloqueio na Praia do Atalaia, em Salinópolis, região nordeste paraense. A iniciativa retirou 11 carros e uma moto da área de proteção ambiental, que compreende 3 km da faixa de areia do balneário, onde ocorre a maior incidência de desova de tartarugas marinhas.
O objetivo principal da operação é garantir a preservação das tartarugas marinhas, cuja desova é fundamental para a manutenção das espécies na região. Os veículos que invadem essa área comprometem o ambiente, colocando em risco tanto os ninhos, quanto as tartarugas adultas que frequentam a praia para desovar.
Antes da aplicação das multas, os agentes do Ideflor-Bio orientaram os motoristas a se retirarem da área protegida. No entanto, dois dos veículos reincidiram na invasão, levando os agentes a acionarem o Detran para a remoção e autuação dos infratores conforme a legislação vigente.
A autuação dos veículos foi baseada no crime de desobediência, previsto na legislação de trânsito e ambiental. Além das multas, os motoristas flagrados em reincidência poderão responder judicialmente pelo descumprimento das normas, o que reforça a seriedade da medida.
Leia também:
Deixe um comentário