A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), divulgou nesta terça-feira, 18, a programação oficial do Carnaval 2025. O anúncio ocorreu no Centro Cultural João Fona, localizado na Praça Barão de Santarém, na orla da cidade. Durante o evento, foram apresentadas as atrações, datas, horários e o planejamento para a folia em Santarém e Alter do Chão.
Carnaval estruturado e seguro
“Este será um carnaval diferenciado, projetado para atrair visitantes a Santarém. Teremos quatro noites de festa tanto em Alter do Chão quanto em Santarém, oferecendo diversas opções para que os foliões possam aproveitar com segurança e organização”, destacou o prefeito José Maria Tapajós.
O objetivo é manter viva a tradição do carnaval de rua e valorizar a cultura tapajônica, promovendo manifestações artístico-culturais como blocos de rua, shows, folias, batalhas de confete e exposições.
Os eventos começam no dia 23 de fevereiro, com as batalhas de confete, e culminam nos dias 1º, 2, 3 e 4 de março de 2025, envolvendo tanto a população urbana quanto as comunidades ribeirinhas, que sediarão parte das atrações.
Circuito Tapajônico de Carnaval
O evento passa a se chamar Circuito Tapajônico de Carnaval, integrando as diversas manifestações que ocorrem nos bairros e comunidades durante o período carnavalesco. Serão 30 blocos em Santarém e 10 em Alter do Chão, com a banda Amazon Beach como atração principal, se apresentando no domingo (em Alter) e na segunda-feira (em Santarém).
“Santarém é uma cidade cultural. Mais do que reconhecer isso, precisamos valorizar os artistas que fazem essa festa acontecer. O Circuito Tapajônico deve ser pensado de maneira ampla: onde ele ocorrerá, como será realizado e quem serão seus protagonistas”, afirmou a secretária de Cultura, Priscila Castro.
A proposta para 2025 enfatiza a valorização das tradições locais, fomentando a economia, promovendo inclusão e pertencimento comunitário, e garantindo uma experiência de entretenimento segura, sustentável e acessível. Pela primeira vez, blocos tradicionais que costumavam desfilar de forma independente nos bairros passam a integrar a programação oficial.
Retorno à orla e identidade visual inspirada no Tapajós
Outra grande novidade é a volta dos desfiles dos blocos à orla de Santarém. Após oito anos sendo realizado na Praça de Eventos Anysio Chaves, o Carnaval retorna à Praça Tiradentes, onde será montada toda a estrutura de palco, som e barracas para ambulantes.
Em Alter do Chão, os desfiles também voltarão à orla, um dos principais cartões-postais da região, terminando na Praça do Sairé, atendendo a um pedido da comunidade e de diversos setores envolvidos na organização do evento.
“A identidade visual do evento traz elementos das orlas, simbolizando esse retorno aos nossos principais cartões-postais. Muitas cidades realizam grandes festas à beira do rio ou do mar, e acreditamos que isso valoriza ainda mais nossa cultura. Temos uma relação forte com o rio, e é essencial fortalecer esse vínculo em nossas manifestações culturais. Queremos um carnaval que reflita a identidade do nosso povo: animado, criativo e inesquecível”, destacou o secretário de Turismo, Emanuel Júlio Leite.
Com informações Prefeitura de Santarém
Leia também:










Deixe um comentário