Cão farejador desmascara tráfico e encontra drogas escondidas em navio no Pará - Estado do Pará Online

Cão farejador desmascara tráfico e encontra drogas escondidas em navio no Pará

Abordagem ocorreu durante operação integrada em rota estratégica da Amazônia; ação em embarcação levanta alerta sobre uso das rotas hidroviárias pelo crime

Divulgação

Cerca de 5 kgs de skunk foram retirados de circulação durante uma fiscalização realizada na noite da última sexta-feira (6), no município de Oriximiná, no oeste do Pará. A droga estava oculta dentro de um compressor, transportado em uma embarcação que vinha de Manaus (AM).

A apreensão ocorreu no navio/motor Cidade de Oriximiná III, abordado por agentes da Base Integrada Fluvial Candiru, durante mais uma ação de controle nas rotas hidroviárias da região.

O entorpecente foi localizado com o apoio de um cão farejador, durante a inspeção da área destinada a encomendas. O material suspeito chamou a atenção da equipe e, após verificação, confirmou-se o transporte da droga.

A operação foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (Sago) e do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLU), com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e da Secretaria da Fazenda (Sefa).

“O trabalho desenvolvido a partir das bases fluviais fortalece o controle das rotas e amplia a presença do Estado, garantindo mais segurança à população”, destacou o secretário de Segurança Pública, coronel Ed-Lin Anselmo.

Após a apreensão, todo o material foi encaminhado à Polícia Civil de Oriximiná, responsável pela investigação e pelos procedimentos legais relacionados ao caso.

A Base Fluvial Candiru integra a estratégia do Governo do Pará para intensificar a fiscalização em áreas de difícil acesso, especialmente nas regiões ribeirinhas do oeste do estado.

Somente em janeiro de 2026, as bases fluviais do Pará abordaram mais de 160 embarcações e 13,5 mil pessoas, resultando na apreensão de 98,6 quilos de drogas e 108 quilos de pescado ilegal, além de prisões e ações preventivas.

“As bases integradas fluviais são estruturas estratégicas do Governo do Pará para o controle das nossas rotas hidroviárias. Elas permitem uma atuação permanente, integrada e mais próxima das comunidades, fortalecendo o combate aos crimes, a fiscalização e a presença do Estado nas regiões ribeirinhas”, reforçou o coronel Ed-Lin Anselmo.

Leia Mais: