O motorista de um caminhão usou as redes sociais para denunciar um suposto ataque de indígenas à vítima no caminho a uma empresa fabricante de dendê, na zona rural de Tomé-Açu, no nordeste do Pará. O caso teria ocorrido na manhã desta terça-feira, 1.
No vídeo, o caminhoneiro afirma que foi agredido, esfaqueado e teve o veículo depredado por tiros e pedradas pelos indígenas, que teriam ficado revoltados ao saber que a vítima era funcionária da empresa. Assista:
O veículo utilizado pela vítima foi alvo de disparos de arma de fogo e de pedras; motorista foi atingido na região da testa. pic.twitter.com/3RJ71gr6fM
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) April 2, 2025
A equipe do Estado do Pará Online solicitou nota à Polícia Civil e aguarda retorno.
Conflito histórico — Conhecido como “Guerra do Dendê”, conflito entre indígenas e a empresa Brazil BioFuels (BBF) se estende há quase 20 anos na região. A empresa de biocombustíveis é acusada por lideranças indígenas de impactar a vida em territórios tradicionais ao supostamente envenenar plantações e nascentes, adoecer animais e instalar pragas de insetos. O dendê é o fruto de uma palmeira e muito usado na fabricação do biodiesel. Por outro lado, a BBF nega todas as acusações e afirma que sua segurança privada atua em defesa da integridade dos seus funcionários, maquinário e instalações contra invasores criminosos.
Leia também:
Deixe um comentário