Cametá e Remo se enfrentam por vaga na final do Parazão, no Parque do Bacurau - Estado do Pará Online

Cametá e Remo se enfrentam por vaga na final do Parazão, no Parque do Bacurau

Líder da primeira fase, Mapará confia no fator casa para avançar; Leão busca superar irregularidade e garantir lugar na decisão do estadual.

Uma das vagas na final do Campeonato Paraense 2026 será decidida neste domingo (22), às 17h, no estádio Parque do Bacurau, em Cametá. Cametá e Remo se enfrentam em jogo único válido pela semifinal do estadual. Quem vencer no tempo normal garante lugar na decisão e enfrentará o classificado do confronto entre Paysandu e Castanhal. Em caso de empate, a vaga será definida nas penalidades.

O duelo coloca frente a frente o dono da melhor campanha da primeira fase contra um time que, mesmo com oscilações, chega vivo na briga pelo título. De um lado, o Cametá embalado pela liderança e pelo fator casa. Do outro, o Remo apostando na força do elenco para superar as dificuldades e avançar à decisão.

O Cametá chega à semifinal embalado pela melhor campanha da primeira fase do Parazão. Sob o comando do técnico Rogerinho Gameleira, o Mapará encerrou a etapa inicial na liderança isolada, com 11 pontos em seis partidas, somando três vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

Nas quartas de final, a equipe confirmou o bom momento ao vencer o Santa Rosa por 2 a 0, no Bacurau. O resultado não só garantiu a classificação para a semifinal como também assegurou ao clube uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2027, feito que coroa a campanha consistente no estadual.

Agora, o time aposta novamente no fator casa para buscar a presença na final. O Parque do Bacurau promete estar lotado para empurrar o Mapará em busca de um feito histórico: voltar a decidir o título paraense após 14 anos.

Provável escalação do Cametá: João Manoel; Gabriel Vigia, Dedé Baiano, Hyago e Luciano Taboca; Guly, Tiago Índio e Germano; Tauã, Fidel e Sampaio.
Técnico: Rogerinho Gameleira.

Do lado azulino, o Remo chega à semifinal após uma campanha irregular na primeira fase, mas ainda vivo na disputa pelo título estadual. O Leão terminou a etapa inicial na quinta colocação, com 10 pontos, resultado de duas vitórias e quatro empates.

A campanha foi impactada pelo calendário dividido com a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro, o que obrigou o técnico Juan Carlos Osório a realizar rodízio no elenco ao longo da competição. Ainda assim, o time garantiu a classificação para o mata-mata.

Nas quartas de final, o Remo avançou de forma dramática após empatar em 1 a 1 com o Águia de Marabá, no estádio Zinho Oliveira, e vencer nos pênaltis por 5 a 4. O resultado acirrou os ânimos da torcida, que voltou a criticar as recorrentes improvisações defensivas promovidas pelo treinador colombiano.

Agora, o Leão tenta avançar à decisão em um cenário de equilíbrio, já que a diferença entre as equipes na classificação foi de apenas um ponto. O time aposta na “força máxima” — com a presença dos jogadores que atuam na Série A — para superar o Cametá fora de casa e garantir vaga na final.

Provável escalação do Remo: Marcelo Rangel; João Lucas (Thalisson), Marllon, Kayky e Léo Andrade (Cufré); Picco, Zé Ricardo e Patrick de Paula; Vitor Bueno, Alef Manga e João Pedro.
Técnico: Juan Carlos Osório.

Leia também: