Câmara Municipal vota às pressas aumento dos salários de prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores de Belém

Em um vídeo divulgado em nas redes sociais, a vereadora Silvia Letícia mostra indignação com a sessão emergencial “Não defendemos privilégios”.

Reprodução do Instagram

A vereadora Professora Silvia Leticia (PSOL) postou um vídeo em suas redes sociais denunciando um projeto de lei proposto pelo atual presidente da Câmara de Vereadores, John Wayne (MDB), que propõe o aumento do salário do próximo prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores de Belém. Segundo a vereadora, o projeto foi votado às pressas na tarde desta quarta-feira, 16 de outubro, seguindo a modalidade “quem concorda, permaneça onde está”.

Silvia Leticia também afirmou que os vereadores não tiveram acesso prévio à pauta da sessão, nem ao projeto, como exige o regimento da Câmara, impossibilitando assim qualquer debate.

“Vamos recorrer dessa decisão. Não defendemos privilégios. É um absurdo que os servidores municipais não recebam um salário mínimo como vencimento-base, enquanto a próxima legislatura e membros do poder executivo receberão reajuste salarial. Se não conseguirmos reverter essa situação judicialmente, o prefeito de Belém deve vetar essa medida inaceitável”, escreveu a vereadora na publicação.

O presidente da Câmara, John Wayne, eleito em 2016 e reeleito em 2020 por quociente partidário (QP), conquistou, em 2024, seu terceiro mandato como o segundo vereador mais votado em Belém. O emedebista declarou, nas eleições de 2024, um patrimônio de R$ 7,3 milhões, quase oito vezes o valor declarado pelo candidato a prefeito e deputado estadual Igor Normando (MDB), que recebe seu apoio na corrida eleitoral.

Leia também: