A Câmara Municipal de Belém aprovou na última quarta-feira (27) a concessão do diploma “Edson Luís” aos estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) Ana Letícia Araújo Cordeiro, Leandro Souza Dias e Welfesom Campos Alves, que morreram em um acidente de ônibus a caminho do Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), em Goiânia. A proposição foi apresentada pela vereadora Vivi Reis (PSOL) e recebeu aprovação unânime dos parlamentares.
O diploma é concedido pela Casa a pessoas que se destacam pelos serviços prestados à juventude e ao movimento estudantil. Segundo a justificativa da vereadora, os três jovens representavam lideranças engajadas na defesa da educação pública e na mobilização coletiva, valores que refletem os princípios do reconhecimento.
Durante a votação, Vivi Reis destacou a importância da homenagem. “Com este diploma a Câmara de Belém reconhece e reafirma a importância de preservar a memória destes jovens comprometidos com a luta pela educação pública, gratuita e de qualidade”, afirmou.
O acidente que vitimou os estudantes ocorreu na madrugada de 16 de julho deste ano, na BR-153, em Goiás. O ônibus da UFPA, que levava delegações para o congresso estudantil, colidiu com uma carreta que teria invadido a contramão. Além dos três universitários, o motorista do veículo, Ademilson Militão, também perdeu a vida, e outros passageiros ficaram feridos.
Leia também:
Deixe um comentário