Cacau paraense ganha destaque no Salão do Chocolate em Paris - Estado do Pará Online

Cacau paraense ganha destaque no Salão do Chocolate em Paris

Produtores de várias regiões do estado participam do maior evento mundial do setor e apresentam chocolates feitos de forma sustentável

O cacau paraense vem chamando atenção no Salão do Chocolate de Paris, aberto na última terça-feira (28) e que segue até domingo (2). O evento é considerado o mais importante do mundo voltado ao setor cacaueiro.

Oito produtores de diferentes regiões do estado participam da feira, com apoio do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Pará (Funcacau), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Entre eles estão Márcia Nóbrega, de São Francisco do Pará, e Robson Brogni, de Medicilândia.

“Apesar de estarmos em Paris, encontramos chocolateiros do mundo inteiro. É grandioso, é o maior evento de chocolate do planeta, e temos a oportunidade de mostrar a qualidade dos nossos produtos”, contou Robson Brogni.

Ele destacou ainda que o Pará tem se consolidado como referência em sustentabilidade.

“O cacau é uma cultura muito sustentável, que preza pela agricultura familiar e pelo meio ambiente. O mundo vai precisar cada vez mais disso. É uma grande chance de mostrarmos que o Pará está no mapa dos grandes produtores de cacau de excelência.”

Durante a programação, os produtores visitaram o ateliê do renomado chocolateiro francês Alain Ducasse, conhecido pelos chocolates de alto padrão.

“Foi uma visita muito inspiradora. Ele nos motiva a crescer, a aprimorar e apresentar sempre o melhor do nosso produto”, disse Márcia.

Segundo Ivaldo Santana, coordenador do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura do Pará (Procacau), a participação no evento é estratégica para a internacionalização do produto.

Leia também: