Breves recebe Projeto Marco para rastreio do câncer de útero

Os atendimentos seguem até esta quarta-feira (31), no Centro Comunitário Elcione Barbalho, a partir das 7h30.

O município de Breves, no Pará, é o primeiro do estado a receber o Projeto Marco, iniciativa voltada ao rastreio do câncer de útero em diferentes estágios. A ação atende mulheres de 30 a 49 anos e é realizada pela Fiocruz, em parceria com a Prefeitura de Breves, a deputada Andréia Xarão, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e instituições dos Estados Unidos.

Os atendimentos seguem até esta quarta-feira (31), no Centro Comunitário Elcione Barbalho, a partir das 7h30. Além disso, nesta terça-feira (30), os exames também estão sendo realizados na UBS Riacho Doce, e amanhã ocorrerão na UBS Bandeirantes, no mesmo horário.

As participantes realizam a autocoleta e recebem o resultado no mesmo dia. Caso o teste para HPV seja positivo, o tratamento é iniciado imediatamente, seja por medicação ou procedimentos médicos.

O exame oferecido pelo Projeto Marco não está disponível na rede SUS, o que destaca a relevância da parceria firmada para ampliar o acesso a exames preventivos e garantir melhor qualidade de vida às mulheres brevenses.

Leia também: