O diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso foi indicado ao Oscar 2026 na categoria Melhor Fotografia por seu trabalho no filme “Sonhos de Trem”. A nomeação consolida o reconhecimento internacional do profissional e amplia a presença do Brasil na maior premiação do cinema mundial.
Além da indicação de Veloso, o Brasil concorre em outras quatro categorias com o longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, reforçando o protagonismo do cinema nacional na edição deste ano.
O Oscar 2026 será realizado no dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como na edição anterior, a 98ª cerimônia terá apresentação do comediante Conan O’Brien. A premiação também marcará a estreia da nova categoria de Melhor Direção de Elenco, a primeira inclusão desde 2002.
Reconhecimento internacional e trajetória de destaque
Adolpho Veloso conquistou projeção internacional com “Sonhos de Trem” (2025), dirigido por Clint Bentley. O filme foi rodado em sua maior parte com luz natural, em locações no Noroeste dos Estados Unidos, escolha estética que contribui para a atmosfera poética da narrativa centrada no personagem Robert Grainier, vivido por Joel Edgerton.
A parceria entre Veloso e Bentley já havia rendido frutos em “Jockey” (2021). Pelo trabalho em “Sonhos de Trem”, o brasileiro venceu o prêmio de Melhor Direção de Fotografia da Los Angeles Film Critics Association (LAFCA) 2025 e também o Critics Choice Awards 2026.
A filmografia de Veloso inclui ainda produções como “On Yoga: The Architecture of Peace” (2017), dirigido por Heitor Dhalia, e “Rodantes”, de Leandro Lara. Nos próximos meses, ele tem lançamentos aguardados como “Queen at Sea”, de Lance Hammer, com Juliette Binoche, e “Remain”, novo filme de M. Night Shyamalan estrelado por Jake Gyllenhaal.
Conhecido por uma abordagem minimalista e autêntica, Adolpho Veloso cita como influência o renomado diretor de fotografia Gordon Willis. A indicação ao Oscar 2026 reforça seu nome entre os principais profissionais da área no cenário internacional e destaca o momento positivo do audiovisual brasileiro
Leia também:











Deixe um comentário