Bosque Rodrigues Alves recebe ação de educação ambiental neste sábado (26)

Projeto Porto Ambiental promove oficinas, plantio de árvores e gincanas para visitantes do Jardim Botânico de Belém

Divulgação

Em um momento em que a capital paraense se prepara para sediar a COP-30, iniciativas locais ganham relevância ao propor soluções práticas para os desafios socioambientais urbanos. É nesse contexto que o Projeto Porto Ambiental realiza sua 14ª edição com atividades voltadas à conscientização ecológica.

A 14ª edição do Projeto Porto Ambiental ocorrerá neste sábado (26), das 8h30 às 11h30, no Bosque Rodrigues Alves, em Belém. A ação gratuita promoverá palestras, oficinas de compostagem e plantio em vasos, gincanas de coleta seletiva, plantio de 20 mudas nativas e atividades educativas para o público visitante do Jardim Botânico.

Criado em 2021, o projeto é coordenado pela Innovare Consultoria Ambiental com patrocínio do Conselho Federal de Biologia (CFBio) e apoio da Cruz Vermelha Brasileira (PA), SEMAS e SEMMA. Desde sua criação, mais de 1.100 pessoas já participaram das ações que buscam traduzir conceitos de sustentabilidade em experiências acessíveis.

Durante o evento, serão distribuídas 150 mudas ornamentais e promovidas atividades como pintura com pigmentos naturais, jogos de educação ambiental e exposições de sementes e solos com apoio da UFRA. A estimativa é de que entre 600 e 1.000 visitantes participem das atividades nesta edição.

A programação de 2025 prevê ações contínuas em escolas, praças e comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental, incluindo regiões periféricas e ilhas de Belém. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco em educação, consumo responsável e enfrentamento às mudanças climáticas.

Leia também: