O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou na última terça-feira (29) a aprovação de um financiamento de R$ 345 milhões para a Hermasa Navegação da Amazônia. O recurso será destinado à construção de 60 balsas graneleiras e dois empurradores fluviais, com operação prevista para o corredor logístico dos rios Madeira e Amazonas, na região Norte do país.
Com o novo aporte, o primeiro do Fundo da Marinha Mercante (FMM) voltado exclusivamente à descarbonização da navegação, o BNDES reforça seu compromisso com uma economia mais sustentável. Segundo o banco, as novas embarcações têm potencial para reduzir em até 88,4% as emissões anuais de dióxido de carbono (CO₂).
O valor total do investimento pode chegar a R$ 384 milhões, considerando a contrapartida da empresa. A expectativa é que a nova frota aumente em cerca de 35% a capacidade de carga da Hermasa. Cada balsa construída será capaz de transportar o equivalente a 60 caminhões.
Os empurradores fluviais terão tecnologia de baixo calado, permitindo a operação mesmo durante o período de seca nos rios amazônicos, garantindo maior eficiência logística ao longo do ano.
Para o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a iniciativa marca o retorno de uma pauta estratégica para o Brasil. “O BNDES também incentiva a descarbonização da frota naval, pelo uso de tecnologias e combustíveis sustentáveis, retomando uma agenda estratégica em que a economia azul é colocada de volta no centro das preocupações”, afirmou.
Leia também:
Com informações: Poder360
Deixe um comentário