Bloco Império Romano é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Pará

Com 54 anos de história, o Bloco Império Romano é uma das manifestações populares mais tradicionais de Belém.

Foto divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou, nesta terça-feira (3), o reconhecimento do Bloco Recreativo Carnavalesco Lítero-Musical e Antifóbico “Império Romano” como patrimônio cultural imaterial do estado. O projeto, de autoria da deputada estadual Lívia Duarte (PSOL), foi aprovado por unanimidade e segue agora para sanção do governador.

Com 54 anos de história, o Bloco Império Romano é uma das manifestações populares mais tradicionais de Belém, marcando o início do calendário carnavalesco da cidade. Seu desfile ocorre anualmente no dia 25 de dezembro, sendo considerado o primeiro grito de carnaval de rua no Brasil, meses antes das festividades oficiais.

Herlander Andrade, dirigente do bloco, celebra a conquista. “Abrimos o carnaval de rua no Brasil. Não recebemos recursos públicos, apenas a ajuda de algumas pessoas. Esse reconhecimento é uma vitória que garante a continuidade do bloco, que é do povo”, afirmou.

História
O Bloco Império Romano foi fundado em 1950, fruto da brincadeira de quatro amigos que improvisaram fantasias com toalhas, lençóis e galhos de árvores de Natal. O desfile inicial, com apenas quatro participantes na Praça Brasil, cresceu ao longo das décadas, chegando a atrair mais de 20 mil brincantes em sua última edição.

Leia também: