Bispo do Marajó, Dom José Azcona, é internado em estado grave e recebe cuidados paliativos

Exames recentes revelaram um quadro de obstrução intestinal maligna, acúmulo de líquido no abdômen e derrame pleural, impossibilitando qualquer procedimento cirúrgico.

Dom José Azcona, bispo emérito da Prelazia do Marajó, está em estado grave de saúde. O clérigo, que vinha realizando tratamento com quimioterapia contra um câncer no pâncreas, precisou ser internado novamente na última segunda-feira, 28 de outubro.

Exames recentes revelaram um quadro de obstrução intestinal maligna, acúmulo de líquido no abdômen e derrame pleural, impossibilitando qualquer procedimento cirúrgico. Apesar dos esforços da equipe médica, a melhora foi apenas parcial, e a obstrução é considerada irreversível.

Após cuidadosa avaliação clínica e considerando a evolução da doença, os médicos concluíram que não há mais opções viáveis de tratamento curativo. Com o consentimento de Dom Azcona e em respeito ao seu quadro de saúde, o bispo agora está recebendo cuidados paliativos.

José Luis Azcona Hermoso tem 84 anos, nomeado bispo em 25 de fevereiro de 1987 por João Paulo II e é o terceiro bispo da Prelazia do Marajó. Querido por muitos, Azcona aguarda a partida ao lado de familiares e amigos.

Leia também: