A Biblioteca Arthur Vianna, localizada em Rio Branco, foi palco de um evento de lançamento duplo na última quinta-feira, 26, no auditório Aloysio Chaves. A programação incluiu o lançamento do game “Lendas Amazônicas” e a apresentação do projeto audiovisual “Tailus”, ambos com forte vínculo com a temática amazônica.
O game “Lendas Amazônicas”, criado por Woylle Masaki, explora o universo do folclore da região, trazendo à tona figuras míticas como o Curupira, o Mapinguari e a Matinta Pereira. A história do jogo também aborda questões ambientais, com a presença de empresas ilegais e seres humanos corrompidos, que representam as ameaças ao meio ambiente e à cultura local.
Já o projeto “Tailus” – também de autoria de Woylle e Woltaire Masaki – começou como uma história em quadrinhos. Para o desenvolvimento da HQ, foi produzido um documentário que acompanha todo o processo criativo. A obra evoluiu, então, para uma série em formato live action, ambientada em um futuro distópico pós-apocalíptico. Na trama, o mundo foi devastado pela destruição da floresta amazônica e das riquezas naturais, refletindo preocupações ambientais e a luta pela sobrevivência em um cenário de escassez.
A estudante de Produção Multimídia, Elisa Barros, que trabalha no Museu da Imagem e do Som, soube do evento pelas redes sociais e se interessou por se relacionar com sua área de estudo. Ao compartilhar suas impressões, Elisa comentou: “Achei bem bacana e enriquecedor, principalmente por aprender sobre a modelagem e o processo de preparação tanto para animação quanto para o desenvolvimento de jogos. Isso me inspirou e até me deu novas ideias para o meu próprio projeto de TCC”, afirmou a estudante.
O evento proporcionou aos participantes uma imersão nas produções culturais locais, demonstrando como os elementos da rica tradição amazônica estão sendo transformados em narrativas digitais inovadoras.
Com informações de: Ascom FCP
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