No Dia Mundial da Infância, 21 de março, o prefeito de Belém, Igor Normando, acompanhado pela superintendente da Primeira Infância de Belém, Flávia Marçal, revelou a implantação da primeira praça exclusiva para a primeira infância na cidade. A área, localizada no Horto Municipal, no centro de Belém, passa por uma grande reforma para atender às necessidades do público infantil, incluindo brinquedos inclusivos e uma praça de alimentação.


A iniciativa faz parte de um projeto maior da Superintendência da Primeira Infância de Belém, que visa melhorar as condições de vida das crianças na capital paraense. Segundo Flávia Marçal, a proposta da praça surgiu dentro do eixo de “cidades inclusivas”, que busca integrar a sustentabilidade urbana com a experiência natural da região amazônica. “Queremos uma cidade com mais espaços dedicados ao desenvolvimento da primeira infância, além de promover a educação ambiental, com o Horto Municipal como referência”, explicou Flávia.

A reestruturação do Horto Municipal será um marco para o atendimento das necessidades da primeira infância e do meio ambiente, áreas frequentemente negligenciadas. O novo espaço contará com calçamento sensorialmente mais atraente para a identidade das crianças, além de manter a do local, sempre com foco na inclusão, com referências à cultura indígena e à história da Amazônia.
O projeto conta com o apoio de diversas entidades, como o Instituto Alana e a Urban 95, que auxiliam na inclusão da primeira infância no planejamento urbano e nas políticas públicas. Técnicos das secretarias municipais, professores, famílias e, especialmente, as crianças, também participaram da concepção do projeto.

Leia também:
Deixe um comentário