O Governo do Pará anunciou, nesta sexta-feira, 29, que a Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, será palco, pela primeira vez, do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino, em dezembro de 2025. O torneio, considerado o mais importante da modalidade ao nível de clubes, será realizado entre os dias 15 e 21 de dezembro, em Belém, com realização da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e da HM7 Entretenimento, e apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
Três equipes brasileiras já têm presença confirmada na competição. O Vôlei Renata (Campinas) participa como representante do país-sede e organizador da disputa. O Sada Cruzeiro, atual campeão do Mundial de 2024 e também do Sul-Americano de Clubes, entra para defender o título. Já o Praia Clube conquistou vaga por ter sido vice-campeão do Sul-Americano.
Esta será a segunda edição do Mundial realizada no Brasil, tendo a primeira ocorrido em 2024, em Uberlândia (MG). A escolha de Belém reforça o posicionamento do Pará na rota de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. Em fevereiro deste ano, a Arena Mangueirinho recebeu a partida entre Vôlei Renata e Sada Cruzeiro, pela 7ª rodada da Superliga de Vôlei Masculino, returno da competição 2024/2025, batendo recorde de público nacionalmente, cerca de 9 mil presentes no clássico nacional. Nos últimos anos, a capital paraense recebeu jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol Masculino, o Pré-Olímpico de Basquete Feminino e partidas da fase classificatória da AmeriCup de Basquete.
Ainda não há definição sobre todos os participantes e a tabela oficial da competição, que serão confirmados pela FIVB em novembro.
Na edição anterior, em dezembro de 2024, o Sada Cruzeiro conquistou seu quinto título ao vencer o italiano Trentino na final, igualando o rival histórico em número de conquistas. Para 2025, a expectativa é de mais uma disputa de alto nível, com clubes reforçados – como o Praia Clube, que contratou atletas de destaque como Isac, Paulo e Resley para a temporada 2025/2026.
Clubes garantidos e clubes de países a definir no Mundial de Clubes de Vôlei 2025
· Cruzeiro – campeão do Sul-Americano de Clubes de vôlei masculino 2025
· Praia Clube – vice-campeão do Sul-Americano de Clubes de vôlei masculino 2025
· País-sede – Vôlei Renata (Campinas)
· Catar
· Itália
· Polônia
· Japão
· (Líbia)
Leia também:
Deixe um comentário