Pela primeira vez na história, Belém será palco da Virada Sustentável, um dos mais maiores eventos de sustentabilidade do Brasil. A programação será realizada na capital paraense nesta quinta-feira (23) e segue até o dia (26).
O evento é desenvolvido através de uma parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Possui 44 edições realizadas pelo Brasil todo.
O projeto envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, artistas, grupos e coletivos de cultura, redes e movimentos sociais, equipamentos culturais, instituições, empresas, escolas e universidades.
“Estamos muito felizes com a nossa chegada a Belém, poder construir o projeto de uma forma coletiva, com uma grande participação de pessoas da cidade, desde a fase de idealização, discussão de formato, locais, artistas até a curadoria, sem dúvida, foi fundamental para que tenhamos um evento histórico. Tenho certeza que será incrível”, afirma Mariana Amaral, uma das idealizadoras do projeto.
No Norte, Belém integrará, junto com Manaus, onde o projeto já acontece há 8 anos, a Virada Sustentável Amazônia. Toda a construção do evento na região foi realizada de forma colaborativa, contando, desde a sua concepção, formato e ideia criativa com a cocriação de equipes de coordenação, produção e consultoria do território, participando ativamente de todo o processo.
“Belém é uma cidade atualmente estratégica e historicamente pulsante, que está se tornando rota de grandes eventos. Agora, estamos entrando para o circuito nacional da Virada Sustentável, trazendo um pouco dessa Amazônia urbana tão própria. É um trabalho sendo construído a várias mãos, com muito carinho e cuidado”, explica Mayrá Casttro, coordenadora local do evento.
O objetivo é, justamente, reforçar as redes de transformação e apresentar os desafios da Amazônia de maneira atraente e criativa para o público, a partir de uma perspectiva essencialmente local. “Estamos vendo uma infinidade de projetos e uma atenção inédita para a Amazônia, mas muitas vezes com uma abordagem simplista, ou distante, que não leva em conta as complexidades do território. Queremos fazer o oposto disso, dando voz e palco a quem realmente tem representatividade para falar sobre o tema”, revela André Palhano, um dos cofundadores da Virada Sustentável.
A proposta da Virada Sustentável Amazônia é criar um espaço de diálogo e engajamento que promova uma visão integrada e diversificada da sustentabilidade, encorajando ações positivas para um futuro mais equilibrado e sustentável para a Amazônia e para o mundo, dentro de pilares como mudanças climáticas, consumo consciente, água, biodiversidade, mobilidade urbana, cidadania, inclusão social, combate ao racismo, apoio a populações tradicionais, entre outros.
Confira a programação completa clicando nesse link.
Leia também:
1 Comentário