Belém recebe exposição que celebra a força criativa das mulheres amazônicas - Estado do Pará Online

Belém recebe exposição que celebra a força criativa das mulheres amazônicas

Mostra “Amazônicas: Poéticas Femininas” reúne 80 obras de artistas do Pará, Amazonas e Acre na Caixa Cultural Belém

Projeto do Museu das Mulheres apresenta obras que dialogam com identidade, território e preservação ambiental

Belém recebe, a partir do dia 30 de janeiro, a exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas”, que reúne cerca de 80 obras de artistas mulheres da região Norte do Brasil. A mostra será apresentada na CAIXA Cultural Belém até o dia 8 de março de 2026, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.

O projeto é uma realização do Museu das Mulheres (Museu DAS), aprovado na Seleção Petrobras Cultural, com recursos da Lei Rouanet e patrocínio exclusivo da Petrobras. Após a temporada em Belém, a exposição seguirá em itinerância por outras capitais brasileiras, como Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília.

Com obras de 21 artistas dos estados do Pará, Amazonas e Acre, a exposição apresenta um panorama amplo e diverso da produção artística feminina amazônica. O público poderá conferir trabalhos em diferentes linguagens, como pintura, gravura, escultura, fotografia, performance, arte digital, videoarte, ativações artísticas e vídeo-registro de grafite pioneiro.

Segundo a diretora artística e curadora da mostra, Sissa Aneleh, o projeto tem um recorte curatorial decolonial, que dialoga com temas como gênero, identidade, regionalismo e diversidade. “Nosso objetivo é valorizar a autonomia artística das mulheres amazônicas e evidenciar suas narrativas, estéticas e territórios”, destaca.

Com curadoria decolonial, mostra destaca narrativas femininas da Amazônia até 8 de março

As obras abordam temáticas como artivismo, o corpo como suporte estético, culturas indígenas, história afro-brasileira, ancestralidade feminina, tecnologias amazônicas, arte do afeto e protagonismo feminino. O percurso expositivo convida o público a reconhecer a Amazônia Feminina não apenas como tema, mas como linguagem, território e força estética.

Programação educativa e formativa gratuita

Durante o período da exposição, serão realizadas programações educativas e formativas gratuitas, com destaque para três oficinas presenciais de economia criativa, voltadas ao desenvolvimento profissional de mulheres que atuam ou desejam atuar nas áreas técnicas e artísticas das artes visuais.

A programação educativa também contempla o público infantojuvenil, com a atividade “Sons da Natureza”, uma vivência sensorial e lúdica que utiliza réplicas de esculturas inspiradas em sementes e sons de animais do arquipélago do Marajó, estimulando a consciência ambiental por meio da arte.

Tecnologia, inovação e metaverso

Outro destaque da mostra é o Espaço Petrobras Amazônicas, que propõe uma conexão entre artes visuais, tecnologia e inovação. O público poderá vivenciar parte da exposição em realidade expandida, acessando o Metaverso das Mulheres com o uso de óculos 3D, em uma experiência imersiva em ambiente 360 graus.

O espaço também contará com a ativação participativa “Mensagem para a Amazônia”, uma obra coletiva construída ao longo da itinerância, que convida o público a gravar vídeo-mensagens sobre a importância da preservação ambiental.

Com obras de artistas do Pará, Amazonas e Acre, mostra fica em cartaz até março

Para a Petrobras, o apoio à exposição reafirma o compromisso da empresa com a cultura, a diversidade e a sustentabilidade, reconhecendo a arte como força transformadora e instrumento de valorização do protagonismo feminino e da pluralidade de vozes amazônicas.

A exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” é apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras, com patrocínio via Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais. A coordenação e produção são do Museu das Mulheres, com realização do Governo do Brasil e apoio da CAIXA.

Leia também: