Belém recebe Bonde LGBT+: projeto promove festival de curtas e mapeia espaços para a comunidade

O projeto é uma ação do VoteLGBT, que visa promover a visibilidade e o engajamento político da comunidade LGBT+ na capital paraense.

Créditos: Suzana Moreira

O projeto Bonde LGBT+ chega a Belém (PA) após passagens por Porto Alegre, Fortaleza, Salvador e Distrito Federal, trazendo uma série de iniciativas para fortalecer o ecossistema LGBT+ local e aumentar a representatividade política do grupo. O projeto é uma ação do VoteLGBT, que visa promover a visibilidade e o engajamento político da comunidade LGBT+ na capital paraense.

Entre as principais ações em Belém está o Mapa LGBT+, uma iniciativa colaborativa destinada a ampliar o acesso da população LGBT+ a espaços e recursos locais. O mapa online catalogará locais de interesse em categorias como cultura, sociabilidade, religião, esporte e política. A participação é aberta a todos; interessados podem contribuir preenchendo o formulário disponível em https://votelgbt.typeform.com/belem.

Durante sua estadia em Belém, o Bonde LGBT+ realizará um diagnóstico de lideranças locais para fortalecer conexões com atores e instituições políticas. O objetivo é mapear as potencialidades e desafios para uma efetiva participação política das lideranças LGBT+. Além disso, o projeto promove o LGBTFLIX, uma plataforma de streaming dedicada a produções brasileiras de temática LGBT, e um festival de curtas-metragens para estimular a criação de vídeos sobre lideranças e a população LGBT+ do Pará. As inscrições para o festival, que vão até 22 de setembro, podem ser feitas em https://www.votelgbt.org/festival.

Outra ação importante é a pesquisa a ser realizada durante a Parada da Diversidade de Belém, no dia 29 de setembro. A pesquisa busca compreender melhor as necessidades e desafios enfrentados pela população LGBT+ local, reconhecendo a parada como um espaço privilegiado de articulação política.

“O Bonde LGBT+ é uma de nossas iniciativas mais estratégicas e dinâmicas. Com sua chegada a Belém, esperamos não apenas destacar a riqueza e diversidade das comunidades LGBT+ locais, mas também fortalecer as bases para uma participação política mais ativa e representativa. Belém é uma cidade marcada por intensa luta e resistência, e nossa presença aqui visa amplificar essas vozes, colaborando com instituições locais para transformar esse engajamento em ocupação de espaços de poder e tomadas de decisão,” afirma Bru Pereira, da diretoria executiva do VoteLGBT.

O VoteLGBT é uma organização da sociedade civil que busca aumentar a representatividade de pessoas LGBT+ em diversos espaços, principalmente na política. A organização acredita que a democracia só é completa com diversidade, e trabalha de forma interseccional, considerando questões de gênero e raça. Desde 2014, o VoteLGBT desenvolve ações como geração de dados, apoio a lideranças, mobilização do eleitorado, criação de ferramentas digitais, campanhas de sensibilização e incidência política.

Em Belém, o VoteLGBT colabora com a Sapato Preto, um Coletivo de Lésbicas Negras Amazônidas que debate sexualidade e racialidade com perspectiva regional. A parceria visa fortalecer a representatividade interseccional e garantir que as vozes das lésbicas negras amazônidas desempenhem um papel central na construção política local.

Leia também: