“Belém por Elas” leva atendimento de saúde para 280 mulheres na Pratinha
Entre os serviços mais procurados estavam a coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero (PCCU), consultas médicas, vacinação e testes rápidos para ISTs.
O programa Belém por Elas chegou ao bairro da Pratinha neste sábado (26) e levou atendimento médico gratuito e de qualidade para centenas de mulheres da comunidade. A ação, promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Pratinha e superou as expectativas: o mutirão começou às 8h e precisou ser estendido até 14h, devido à grande procura.
Ao todo, cerca de 280 mulheres foram atendidas. Entre os serviços mais procurados estavam a coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero (PCCU), consultas médicas, vacinação e testes rápidos para ISTs. Também houve agendamento de mamografias e atendimentos com nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.
“Essas ações não costumavam acontecer na nossa unidade. A adesão foi excelente, porque muitas mulheres não conseguem comparecer durante a semana. Estamos vivendo o início de uma transformação no atendimento à saúde”, destacou Maria do Carmo Tavares, técnica de enfermagem com 38 anos de serviço na UBS da Pratinha.
De acordo com a coordenadora das Casas Especializadas da Sesma, Daniela Salheb, a iniciativa foi pensada para atender uma demanda real das mulheres que trabalham ou não têm condições de buscar atendimento durante a semana.
“O cuidado com a mulher deve ser permanente, não só em março. Por isso, realizamos a ação aos sábados, em unidades mapeadas, para facilitar o acesso aos serviços”, explicou.
Mulheres aprovam a iniciativa
Quem aproveitou a manhã de serviços foi a autônoma Janete Ferreira, 49 anos, que esteve na ação acompanhada da filha.
“Nota mil! Consegui fazer vários procedimentos de uma vez só e até tirei meu Cartão SUS. A organização está de parabéns”, elogiou Janete.
A vizinha Marli Oliveira, 55 anos, desmarcou todos os compromissos para garantir seu exame preventivo e consulta com a ginecologista.
“Assim que soube da ação, fiz questão de priorizar a minha saúde”, disse.
Reduzindo a demanda reprimida
O “Belém por Elas” já percorreu outros bairros da capital, como Marambaia, onde cerca de 200 mulheres foram atendidas. A proposta é fortalecer a atenção primária, descentralizando o atendimento e ampliando o acesso a serviços essenciais.
Neste sábado, foram realizadas cerca de 50 coletas de PCCU, 100 consultas com clínico geral, além da aplicação de 84 doses de vacinas e 49 testes rápidos.
Deixe um comentário