A Prefeitura de Belém deu início a 2025 com a operação “Belém Limpa”, uma iniciativa voltada à zeladoria urbana, com o objetivo de minimizar os impactos do inverno amazônico. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), incluirá limpeza das margens e dragagem de canais.
O prefeito Igor Normando (MDB) anunciou a primeira medida de sua gestão nesta quinta-feira (2). O lançamento da operação aconteceu na Praça Felipe Patroni, próxima ao Palácio Antônio Lemos, sede da prefeitura. O evento contou com a presença do vice-prefeito Cássio Andrade (PSB) e com a titular da Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana, Thayta Ferreira. Na ocasião, o prefeito recebeu 100 profissionais da limpeza urbana para um café da manhã além de acompanhar o início das atividades no Canal do Galo.
O programa prevê quatro meses de atividades intensivas, até 11 de abril, com foco em:
- Microdrenagem: Desobstrução de bueiros e redes de drenagem.
- Manutenção de galerias: Prevenção de alagamentos em pontos críticos da cidade.
- Ilumina Belém: Reparos na iluminação pública em vias principais, cemitérios e praças.
- Recuperação asfáltica: Reparos emergenciais em ruas.
- Mutirões de limpeza: Ações em vias importantes como Almirante Barroso e áreas turísticas como o Portal da Amazônia.
A operação também incluirá a limpeza de 20 praças e cemitérios, com varrição, capinação, lavagem e higienização. Em parceria com a Seap, 200 apenados participarão dessas atividades, supervisionados por policiais penais.
A Secretaria de Zeladoria Urbana solicitou apoio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade para reforçar a segurança nas áreas revitalizadas.
Leia também:
Deixe um comentário