Belém e Paris firmam parceria histórica para revitalizar o centro da capital paraense - Estado do Pará Online

Belém e Paris firmam parceria histórica para revitalizar o centro da capital paraense

O acordo internacional prevê cooperação técnica e projetos sustentáveis inspirados na arquitetura e urbanismo da “Cidade Luz”.

Rayana França / Agência Belém

Belém e Paris agora caminham juntas em um novo projeto de cooperação urbana e climática. Em cerimônia realizada no Palácio Antônio Lemos, o prefeito Igor Normando e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, assinaram um Memorando de Entendimento que marca o início de uma parceria institucional voltada à revitalização do centro histórico da capital paraense.

A assinatura do acordo, acompanhada pelo Pacto Global de Prefeitos e Prefeitas pelo Clima e a Energia (GCoM), simboliza um passo decisivo na internacionalização de Belém, que recebe a COP30. O documento estabelece intercâmbios técnicos, capacitações e compartilhamento de experiências em urbanismo sustentável, inovação governamental e liderança climática.

Durante o encontro, o prefeito Igor Normando apresentou o projeto “Paris N’América”, que prevê a requalificação da Rua Santo Antônio e do entorno da Praça Barão do Guajará, dentro do programa “Belo Centro”. A proposta, inspirada na influência francesa da arquitetura belenense, busca revitalizar um dos eixos mais simbólicos da cidade, unindo passado e modernidade.

“Assinar este termo de cooperação técnica firma o intercâmbio, seja de experiências, seja profissionais, para que a gente possa melhorar os projetos da cidade. A prefeita de Paris é uma referência no que diz respeito a cidades caminháveis, arborizadas e resilientes, e uma referência, também, em urbanismo sustentável”, afirmou Igor Normando.

Anne Hidalgo ressaltou o simbolismo da parceria e o vínculo histórico entre as duas cidades. “Estou muito contente de estar em Belém, era um sonho conhecê-la. Esses laços, com toda nossa influência cultural na cidade, nos aproximam. Hoje estamos, junto com o prefeito de Belém, enfrentando desafios climáticos imensos, e temos que avançar juntos. Este convênio, que acabamos de assinar, firma essa ajuda. Paris necessita tanto de Belém quanto Belém necessita de Paris, porque temos, dentro de nossos contextos, que olhar as soluções para os cidadãos e para o planeta”, declarou a prefeita de Paris.

Antes da assinatura, Anne Hidalgo foi recebida no Palácio pelo prefeito e pela primeira-dama Fabíola Normando, que apresentaram à comitiva francesa as instalações do Museu de Arte de Belém (MABE). Em seguida, o grupo percorreu o centro comercial da cidade, onde foi apresentado o projeto “Rua Paris N’América”, que pretende transformar a Rua Santo Antônio em um novo cartão-postal de Belém.

O nome do projeto remete à Casa Paris N’América, construída em 1909 e símbolo da Belle Époque paraense. Inspirada nas Galeries Lafayette, de Paris, a edificação representava o refinamento da época da borracha e abrigava tanto o comércio de produtos franceses quanto a residência de seu proprietário, o comerciante Francisco de Castro. Hoje, o prédio segue como referência arquitetônica e abriga uma tradicional loja de tecidos.

Assim como a antiga “Francesinha do Norte”, apelido que Belém ganhou pelo charme europeu, a nova parceria busca resgatar o valor histórico e estético da cidade, alinhando-o a uma visão contemporânea de sustentabilidade. O convênio com Paris abre caminho para uma nova fase de reconexão entre o patrimônio e o futuro urbano da Amazônia.

Leia Mais: