Manifestantes de diferentes regiões do Brasil vão às ruas neste domingo (14) em protesto contra o Congresso Nacional, após a aprovação do chamado Projeto de Lei da Dosimetria. Os atos estão programados para diversas capitais e cidades do interior e reúnem grupos que criticam mudanças nas regras de aplicação e progressão de penas aprovadas pelo Legislativo.
Em Belém, a concentração dos manifestantes está marcada para as 9h, na escadinha do cais da Estação das Docas, no início da avenida Presidente Vargas. A expectativa dos organizadores é de reunir movimentos sociais, entidades civis e cidadãos contrários ao avanço do projeto.
Segundo os articuladores dos protestos, a mobilização é uma resposta direta ao texto aprovado que reduz penas para condenados pelos atos de 8 de Janeiro. O projeto também pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, o que ampliou a repercussão e a insatisfação popular.
Além das críticas ao Congresso Nacional, as manifestações deste domingo também levantam outras pautas sociais. Entre elas estão o fim da escala de trabalho 6×1 e a cobrança por políticas públicas mais efetivas de combate ao feminicídio, temas que devem aparecer em faixas, discursos e atos simbólicos ao longo das mobilizações.
Leia também:










Deixe um comentário