Belém é a capital com menor consumo de frutas e hortaliças

Apenas 18,1% dos adultos da capital paraense ingerem esses alimentos em cinco ou mais dias da semana

Créditos: reprodução

Belém se destacou como a capital com menor consumo de frutas e hortaliças em cinco ou mais dias da semana, considerado como ingestão regular, com apenas 18,1% da população adulta comendo esses alimentos durante esse período. Entre os homens, apenas 14,1% consomem regularmente frutas e legumes e 21,4% das mulheres belenenses têm esse hábito. Os dados fazem parte da pesquisa Vigetel Brasil 2023, do Ministério da Saúde, que demonstra que Belém tem o pior índice de ingestão regular de frutas e legumes do país.

Em relação ao consumo diário desses alimentos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de pelo menos 400 gramas de frutas e hortaliças, o que equivale, aproximadamente, ao consumo de cinco porções desses alimentos. Nesse quesito, Belém encontra-se em segundo lugar, com 12,6% dos adultos ingerindo o mínimo preconizado pela OMS, atrás apenas de Rio Braco, com 10,9% da população.

Para a médica clínica e nutróloga Fernanda Vasconcelos, de Parauapebas, os dados da capital paraense são alarmantes, já que a baixa frequência do consumo de frutas e hortaliças interfere diretamente na saúde dos indivíduos. “Dietas ricas em frutas e vegetais estão associadas a um menor risco de morte prematura e ainda protegem contra doenças crônicas não transmissíveis, como problemas do coração e câncer”, alerta.

Dados mais recentes de uma pesquisa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que, em 2017, cerca de 3,9 milhões de mortes em todo o mundo foram atribuídas à falta do consumo de frutas, legumes e verduras em quantidades suficientes. Destes, a falta de consumo de frutas e vegetais causou 14% das mortes por câncer no aparelho digestivo; 11% das mortes por doenças do coração; e 9% das mortes por acidentes vasculares cerebrais.

Quais os benefícios de uma alimentação com frutas e hortaliças?

As frutas e hortaliças são indispensáveis para a composição de um padrão alimentar saudável. Esses alimentos contêm diversos elementos essenciais para a saúde, como vitaminas, minerais, fibras e outros compostos bioativos, favorecendo a manutenção da saúde e controle do peso corporal. Pesquisas demonstram a existência de vários compostos químicos com atividade biológica nos alimentos, destacando-se a presença de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias em frutas, legumes e verduras. “Esses alimentos são capazes de fornecer uma proteção ao nosso corpo, reduzindo as inflamações e a liberação de substâncias tóxicas, que prejudicam o bom funcionamento do organismo e favorecem o surgimento de diversas doenças”, destaca a médica nutróloga.

Fernanda Vasconcelos aponta também que as frutas típicas do Pará, às quais os moradores do estado têm mais acesso, possuem benefícios riquíssimos, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes diversificados, oferecendo diversos benefícios para a saúde. Ela lista alguns deles:

  • Açaí
    O açaí é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. A fruta também é fonte de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, e de gorduras boas, que protegem o coração.
  • Cupuaçu
    Com sabor ácido e refrescante, o cupuaçu é rico em vitaminas do complexo B, que fornecem energia e auxiliam no metabolismo. A fruta também é fonte de fibras, que regulam o intestino, e de antioxidantes, que protegem as células do corpo.
  • Tucumã
    O tucumã, com sua polpa alaranjada e sabor adocicado, é rico em vitamina A, que fortalece a visão e a imunidade. A fruta também é fonte de fibras, que auxiliam no controle do colesterol, e de ômega 3, que protege o coração.
  • Bacuri
    Com sabor doce e ácido, o bacuri é rico em potássio, que auxilia no controle da pressão arterial. A fruta também é fonte de fibras, que regulam o intestino, e de vitamina C, que fortalece a imunidade.
  • Uxi
    Com sabor adocicado e peculiar, o uxi é rico em fibras e vitaminas C e E. A fruta também possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antivirais, sendo utilizada para tratar problemas uterinos e inflamações.
  • Graviola
    Tem efeito calmante, digestivo e oxidante. Além disso, é rica em fibras.
    Murici
    Contém vitamina C, fósforo, cálcio e fibras.
  • Bacaba
    Parecido com o açaí, possui antioxidante e tem fonte de gordura boa.

Quem é Dra. Fernanda Vasconcelos?

É médica clínica e nutróloga, especialista em avaliação metabólica, nutrologia esportiva e longevidade, e fundadora do Instituto Qualitté. Possui título de especialista em Nutrologia pela AMIB/ABRAN e em Clínica Médica pelo MEC. É pós-graduada em Medicina do Esporte pela UNIP e tem especialização em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Atua no acompanhamento metabólico e nutricional para emagrecimento, performance esportiva, análise comportamental e saúde hormonal. Também trabalha com terapias nutricionais aplicadas a doenças crônicas, como diabetes, endometriose e distúrbios hormonais.

Leia também: