Base Fluvial ‘Candiru’ prende foragido da Justiça do Maranhão em Óbidos

A prisão ocorreu durante diligências em embarcações que trafegavam pelo estreito de Óbidos, trecho conhecido como "garganta do Rio Amazonas".

Um homem foragido da Justiça do Maranhão foi preso no sábado (29) durante uma fiscalização realizada pela Base Integrada Fluvial “Candiru”, no município de Óbidos, oeste do Pará. A prisão ocorreu durante diligências em embarcações que trafegavam pelo estreito de Óbidos, trecho conhecido como “garganta do Rio Amazonas”.

A operação foi conduzida por agentes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. Durante a abordagem ao ferryboat “São Bartolomeu VI”, que fazia o trajeto Manaus (AM)-Monte Alegre (PA), os agentes identificaram um passageiro com mandado de prisão preventiva em aberto. O documento foi expedido pela Vara Única de São Bernardo, no Maranhão, por homicídio qualificado.

Após a comprovação da ordem judicial, o homem foi encaminhado à Base Integrada para os procedimentos cabíveis.

O diretor do Grupamento Fluvial, coronel José Vilhena, destacou a importância das fiscalizações nos rios do Pará para a segurança pública. “Ao intensificarmos nossa presença e o rigor nas inspeções, não apenas prevenimos crimes como tráfico de drogas, contrabando e pesca ilegal, mas também demonstramos o compromisso do Estado com a proteção dos cidadãos e dos recursos naturais”, afirmou.

A Base Fluvial “Candiru” atua na repressão a crimes em áreas ribeirinhas e é uma das principais unidades de fiscalização na região amazônica.

Leia também: