Barcarena se torna pioneira no Pará ao implementar um sistema de tratamento de esgoto que atenderá 90% da população, por meio do programa Trata Bem Barcarena. A iniciativa, que conta com investimentos superiores a R$ 150 milhões, já começou a receber equipamentos, com treze unidades de tratamento entregues em janeiro e fevereiro de 2025. O objetivo é concluir as obras até a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), programada para novembro de 2025 em Belém.
Entre os equipamentos recebidos estão unidades destinadas às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Beira Rio, Barcarena Sede e Itupanema, cada uma com 6 metros de altura e 4,42 metros de diâmetro. Ao todo, 44 unidades de tratamento estão sendo fabricadas e serão entregues ao longo do primeiro semestre deste ano, com a construção de quatro novas ETEs, 33 estações elevatórias e mais de 260 quilômetros de tubulações.
A ETE Beira Rio, localizada no bairro de mesmo nome, terá a capacidade de tratar 25 litros de efluentes por segundo, totalizando 2,1 milhões de litros diários. As obras civis estão previstas para começar em abril de 2025, beneficiando mais de 17,7 mil habitantes de bairros como Beira Rio e Águas Verdes, que receberão as novas redes coletoras de esgoto neste semestre. Tomás Menezes, coordenador da Águas de São Francisco, destaca que essa iniciativa é um passo significativo para garantir a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida na cidade.
Leia também:
Deixe um comentário