Balanço Círio 2024: mais de 6 milhões de pessoas acompanharam as procissões da festa

As procissões do Círio de Nazaré 2024 contaram com um aumento de 10% no número de participantes em relação ao ano anterior, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (28) pelo diretor coordenador da festa, Antônio Salame.

As procissões do Círio de Nazaré 2024 contaram com um aumento de 10% no número de participantes em relação ao ano anterior, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (28) pelo diretor coordenador da festa, Antônio Salame, durante coletiva de imprensa após o Recírio, que marcou o encerramento oficial da quadra nazarena. Embora o número consolidado de participantes nas romarias ainda esteja em fase de análise, a Diretoria de Festa de Nazaré (DFN) espera concluir o balanço em parceria com a Polícia Militar, o Dieese e imagens capturadas por drones.

A coletiva de imprensa também contou com a presença de Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, e Antônio Sousa, recém-nomeado diretor coordenador do Círio para o biênio 2025-2026. Salame destacou que, além do aumento geral de público, algumas das principais procissões atingiram números impressionantes: a Grande Procissão reuniu 2,3 milhões de pessoas, a Trasladação contou com cerca de 1,9 milhões, o Traslado para Ananindeua alcançou 1,5 milhões, e a Romaria Rodoviária, 700 mil pessoas.

Um dos pontos mais comentados foi o crescimento expressivo da Trasladação, que, segundo Salame, vem ganhando destaque ano após ano, a ponto de quase se igualar em número de participantes ao próprio Círio. “A Trasladação tem se destacado cada vez mais, quase alcançando os números da Grande Procissão. A percepção da Guarda de Nazaré e dos agentes de segurança é que houve um público de quase 2 milhões, evidenciando o crescente interesse da população”, afirmou Salame.

Dom Antônio de Assis Ribeiro, ao falar sobre a importância espiritual e social do Círio, ressaltou que o tema deste ano reflete o desejo do Papa Francisco de uma Igreja mais sinodal e acolhedora. “Esse tema nos convida a caminhar em procissão pela santidade, alinhados com a visão do Papa de uma Igreja em unidade”, pontuou o bispo.

A festividade de 2024 reforça o impacto religioso e cultural do Círio de Nazaré, e a DFN já traça perspectivas para 2025, buscando manter e expandir o legado de um dos maiores eventos religiosos do Brasil.

Leia também: