BaianaSystem é a primeira atração confirmada no Festival Ambienta 2025 em Belém - Estado do Pará Online

BaianaSystem é a primeira atração confirmada no Festival Ambienta 2025 em Belém

Reconhecida pela mistura de afro rock, ritmos brasileiros e uma forte linguagem visual, a BaianaSystem promete uma apresentação energética e politizada.

Foto divulgação

A banda BaianaSystem foi anunciada como a primeira atração confirmada da 4ª edição do Festival Ambienta, que acontece entre os dias 1º e 4 de outubro, em Belém (PA). O grupo baiano se apresenta no dia 4, encerrando o evento com o show “Nossa cultura em primeiro lugar”, no estacionamento do Shopping Grão Pará, na Avenida Centenário.

Os ingressos para o festival já estão à venda na plataforma Bilheteria Digital.

Reconhecida pela mistura de afro rock, ritmos brasileiros e uma forte linguagem visual, a BaianaSystem promete uma apresentação energética e politizada. A última passagem do grupo por Belém foi em dezembro de 2024, durante o Festival Psica Dourado, quando dividiu o palco com o guitarrista paraense Manoel Cordeiro.

Festival une música, arte e meio ambiente

Com uma proposta que vai além da música, o Festival Ambienta oferece uma programação voltada para a cultura, a educação ambiental e o ativismo artístico. Entre os dias de evento, o público poderá participar de oficinas, rodas de conversa e um fórum cultural com foco em temas como arte, sustentabilidade e crise climática. Parte da programação será gratuita.

A iniciativa busca estimular o diálogo entre artistas, pesquisadores e a sociedade civil sobre o papel da produção cultural na transformação social e ambiental.

BaianaSystem: som, imagem e identidade

Criado em 2009, o BaianaSystem nasceu da ideia do guitarrista Roberto Barreto de explorar novas possibilidades para a guitarra baiana — instrumento originado em Salvador na década de 1940. O nome do grupo combina “guitarra baiana” com “sound system”, referência às aparelhagens jamaicanas.

Com direção visual assinada por Filipe Cartaxo e colaborações de artistas como João Meirelles, maestro Ubiratan Marques e o percussionista Ícaro Sá, o projeto mescla som e imagem de maneira única.

Ao longo de sua trajetória, a banda lançou cinco álbuns e conquistou destaque em grandes festivais no Brasil e no exterior, como Rock in Rio, Lollapalooza, João Rock, Fuji Rock (Japão) e Roskilde Festival (Dinamarca). Premiada como “grupo do ano”, a BaianaSystem também teve músicas em trilhas sonoras de novelas, filmes, games e campanhas de marcas como Apple, Google e Riot Games.

Leia também: