O portal Estado do Pará Online obteve acesso exclusivo ao Relatório de Atividade de Acompanhamento da Gestão de 2023. O documento revela “uma série de achados e desconformidades que demandam atenção imediata para aprimorar a eficácia e a conformidade com as normativas vigentes”.
Problemas na gestão de veículos do IFPA
A auditoria interna constatou problemas na gestão de veículos da instituição, incluindo a ausência de rotinas para manutenção preventiva, inexistência de mecanismos para controle de consumo de combustível e presença de veículos danificados sem itens de segurança.
Auditoria Interna Identifica desconformidades
“Destaca-se que as causas subjacentes a essas desconformidades apontam para a falta de controles internos eficazes, conscientização insuficiente dos usuários quanto às normas estabelecidas e uma supervisão inadequada sobre o uso e manutenção dos veículos”, diz o documento.
O relatório também menciona a “insuficiência e/ou fragilidade na adoção de controles primários destinados a regular a utilização e manutenção da frota de veículos pertencentes ao campus de Castanhal”.
Medidas Necessárias
O Relatório de Atividades nº 11/2023-AUDIN aborda a auditoria de acompanhamento de gestão, avaliando os controles sobre a utilização de veículos oficiais da entidade, fornecimento de combustíveis no âmbito do IFPA, bem como a guarda e/ou utilização indevida dos bens no Campus Castanhal.
Durante a auditoria, foram identificadas insuficiências significativas nos controles internos relacionados à gestão da frota de veículos do Campus Castanhal. Ficou evidente a falta de supervisão adequada das condições dos veículos, ausência de controles instituídos por normas regulatórias, utilização indevida e falta de procedimentos claros para a alocação e autorização de uso dos veículos.
O ACIDENTE
Um ônibus do Instituto Federal do Pará (IFPA), transportando servidores e alunos dos campus Castanhal e Vigia, sofreu um acidente que resultou em quatro vítimas fatais: um estudante, duas servidoras e um servidor. Vários problemas com veículos da instituição foram identificados em auditoria interna, como carros danificados e sem equipamentos de segurança.
O veículo estava levando os passageiros para Tucuruí, onde participariam da Etapa Estadual dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024, quando desceu uma ribanceira e colidiu com o muro do túnel das eclusas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. A causa do acidente ainda não foi confirmada.
Leia também:
No portal da transparência do serviço público federal consta que o condutor do veículo era concursado como mecânico e não como motorista.
https://portaldatransparencia.gov.br/servidores/338578
Agradeceços pelas informações!
Realizou 97 viagens que foram custeadas pelo Instituto Federal do Pará.
https://portaldatransparencia.gov.br/servidores/338578
Obrigado pela interação!