Atleta paraense conquista segundo lugar na Corrida de São Silvestre

Estreante em provas nacionais e internacionais, a atleta paraense Rosângela Muniz participou da 98ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada em São Paulo, e trouxe na mala dois excelentes resultados: o segundo lugar na categoria de 35 a 39 anos e o 9º lugar geral da categoria feminina.

Uma das provas mais tradicionais do Brasil, a São Silvestre reuniu mais de 35 mil corredores no dia 31 de dezembro.

Paraense de Salinópolis, Rosângela corre somente há dois anos e treina de maneira independente. “Minha preparação é simples, pelas ruas de Salinas mesmo, normalmente na Orla do Maçarico. Quando decido fazer um treino mais longo, vou para as estradas isoladas, para evitar o fluxo de carros”, detalha. 

O atletismo é a única atividade de Rosângela, que, aos 38 anos, não tem um emprego formal pois se dedica aos cuidados com os pais idosos. Para manter a regularidade nos treinos, a corredora conta com o apoio de amigos.  

Rosângela não fez a largada junto com o pelotão de elite, que larga 300 metros à frente dos demais atletas, o que torna sua colocação na corrida ainda mais especial. Sobre a estreia em uma prova internacional, ela conta que a ansiedade era grande. “Foi a minha primeira prova fora do estado e é sensacional estar longe de casa, representar o Pará. Só quem está lá sabe a emoção, o coração batendo a mil antes da prova começar”, comenta. 

Já para falar sobre o resultado, a emoção toma conta. “Esse resultado foi grandioso para mim. Me emocionei muito com o resultado, de estar no pódio, com aquela multidão. Sempre me perguntei se poderia participar e representar a minha cidade e meu estado. Estou muito feliz com esse resultado, em uma corrida tão extraordinária, como é a São Silvestre”, comemora.  

Agora os planos de Rosângela são seguir os treinamentos e buscar melhorar os resultados nas futuras provas. O primeiro desafio será a Corrida de Belém, no próximo dia 14 de janeiro, e a expectativa é manter os bons índices.

Além da corredora, o atleta Sidney Eugenio Pantoja, Campeão da Categoria Indústria na Corrida do SESI, também correu a São Silvestre pela Equipe SESI Pará. Ele ficou em 12º lugar na sua faixa etária e em 46º na Classificação Geral Masculina.