A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) inicia os trabalhos legislativos de 2025 nesta terça-feira (4), com a Sessão Solene de Instalação do Ano Legislativo. O evento ocorre no plenário Newton Miranda, no Palácio Cabanagem, às 9h, marcando o começo do primeiro período do terceiro ano da 61ª Legislatura. O dia iniciou com um grande esquema de segurança em torno do prédio, com direto à estruturas metálicas e viaturas da Polícia Militar.
A sessão será conduzida pelo deputado Chicão (MDB), presidente da casa legislativa para o biênio 2025-2027, ao lado dos 40 parlamentares eleitos em 2022. Durante a cerimônia, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), apresentará a mensagem anual ao Legislativo, detalhando as ações previstas pelo Executivo para o ano.
Nesta sessão solene, não haverá votação de proposições parlamentares. Projetos de lei e demais matérias começarão a ser analisados em sessões ordinárias e extraordinárias, conforme o Regimento Interno. A primeira sessão com pauta de votação está prevista para 11 de fevereiro.
Esquema de segurança
Por conta de possíveis manifestações de professores e indígenas, a Polícia Militar fechou com estruturas metálicas todo o quarteirão, nos contornos da Praça Dom Pedro II. São esperadas manifestações de professores, indígenas e quilombolas quanto à Lei 10.820/2024, que altera o Estatuto do Magistério.
A assessoria da Alepa informou que o esquema de segurança segue o padrão adotado em eventos com a presença do governador.
No local já é possível ver viaturas da polícia e um trio elétrico contratado pelos manifestantes para a realização do protesto.
Vale ressaltar que no dia da aprovação da Lei 10.820/2024, diversos manifestantes estiveram no local, onde ocorreu um grande confronto com a Polícia Militar, com spray de pimenta, bombas de gás lacrimogênio, balas de borracha e bombas de efeito moral, deixando diversos professores feridos.
Leia também:
Deixe um comentário