A arquiteta paraense Luana Braga, dona da empresa LB na Obra, gerou polêmica nas redes sociais ao postar um vídeo criticando a criação do feriado em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.
“Não vou me aprofundar muito nesse assunto, pois não sou uma pessoa calma. Mas, gente, pelo amor de Deus, em menos de uma semana teremos mais um feriado! E, convenhamos, é um feriado inventado, já que antes não existia”, disse a empresária.
Segundo Luana, a criação de “feriados inventados” faz com que as pessoas se tornem mais acomodadas e isso resulta em uma diminuição da produtividade dos trabalhadores nas empresas.
“Eu não aceito essas coisas inventadas para que a população fique cada vez mais cômoda e produza menos”, disse a dona da empresa LB na obra.
Além disso, ela afirmou que planejou passar o feriado trabalhando normalmente ao lado dos funcionários da empresa.
“O escritório está funcionando normalmente. Minha equipe está toda lá e já já estarei chegando por lá também para trabalhar”, completou.
A publicação gerou polêmica e revoltou muitos internautas nas redes sociais.
Confira os comentários;
“Boa tarde queria saber se você vai trabalhar no Natal e ano novo já que é um feriado inventado”, escreveu um internauta.
“‘Minha equipe está toda lá’ depois de esperar uma eternidade por ônibus no feriado e a linda chegando na hora que quer de carro. Espero que no mínimo ela tenha pago o dia dobrado como manda a lei”, comentou outro.
“Os da sua empresa levam chicote ou você tem no escritório?”, ironizou o terceiro.
Dia da Consciência Negra
O dia da Consciência Negra representa a valorização da identidade, cultura e história das pessoas negras. A data 20 de novembro é especialmente significativa, pois marca a data em que Zumbi dos Palmares foi assassinado.
Waleska Barbosa, escritora negra residente no Distrito Federal, destaca que a escolha do 20 de novembro como uma data comemorativa é uma conquista do movimento negro.
“A data propõe reflexões, comemora vitórias, coloca o foco da sociedade nas questões da negritude. Esse ano é simbólico, pela primeira vez viveremos um feriado nacional”, afirma Waleska Barbosa.
Data foi proposta nos anos 1970
Veja a cronologia da celebração:
- O “Dia da Consciência Negra” foi idealizado em 1971, pela mobilização de um grupo de jovens estudantes negros do Rio Grande do Sul, o Grupo Palmares;
- Em 2003, o presidente Lula sancionou uma lei federal que considera o 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra” no calendário escolar. A lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas;
- A celebração do “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra” em todo o país foi oficializada em 2011, pela ex-presidente Dilma Rousseff, através de outra lei federal;
- O presidente Lula sancionou mais uma lei federal, em 2023, que transformou a data feriado nacional.
Leia também:
Deixe um comentário