Arcebispo de Belém fala sobre mudança na data do Recírio: ‘o Estado não tem autoridade para mudar algo da festividade’

O Recírio permanece marcado para a próxima segunda-feira (28/10).


O arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, se posicionou contra a alteração da data do Recírio na capital paraense. Em um pronunciamento na missa de hoje, 24 de outubro, o arcebispo reforçou que o Círio é da Arquidiocese de Belém e que não admite que lideranças de outras jurisdições interfiram.

Taveira disse que o governo do Estado do Pará informou que a nota sobre a alteração do Recírio foi redigida de maneira equivocada. A mudança diz respeito apenas ao ponto facultativo para os servidores públicos, referente à data que coincidia com o feriado católico. O Recírio permanece marcado para segunda-feira (28/10).

“O governo do Estado não tem autoridade para mudar algo da festividade que é da Igreja Católica. […] O Círio é da Arquidiocese de Belém, o Círio é da Igreja Católica, e nós não podemos ceder a quem quer que seja. Não admitimos que qualquer pessoa de qualquer corte cultural ou político venha a atribuir a propriedade do Círio a não ser à Igreja Católica”, reafirmou o arcebispo.

Confira o vídeo completo:

A quarta-feira do dia 23 foi regada por discussões sobre o assunto pois o documento do Diário Oficial, de fato, continha a alteração na data do feriado católico, o que gerou a inquietação entre os fieis. Confira o trecho do documento que continha o erro:

Leia também: