O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que foi alvo de uma ‘chantagem política e econômica’ do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o norte-americano decidir impor taxas de 50% sobre produtos importados do país. O discurso do presidente petista foi feito durante pronunciamento oficial nas redes sociais, na noite desta quinta-feira, 17.
No vídeo, Lula afirma que o Brasil sempre esteve disposto e aberto ao diálogo. “Nós fizemos mais de 10 reuniões com o governo dos Estados Unidos e encaminhamos, dia 16 de maio, uma proposta de negociação. Esperávamos uma resposta, mas o que veio? Uma chantagem inaceitável”, disse o presidente.
Assista:
Durante a manhã, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, rebateu as afirmações de Lula e disse que ‘o presidente Donald Trump não está tentando ser o imperador do mundo’. “O presidente certamente não está tentando ser o imperador do mundo. Ele é um presidente forte dos Estados Unidos da América e também é o líder do mundo livre. E vimos uma grande mudança em todo o globo por causa da liderança firme deste presidente”, disse Leavitt a um portal de notícias local.
Leia também:
Deixe um comentário