A Polícia Civil do Pará instaurou três inquéritos policiais para investigar possíveis casos de maus-tratos contra pessoas idosas nos municípios de Belém e Santarém. As investigações são resultado do “Dia D” da Operação Virtude 2025, realizada nesta quarta-feira (22), em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Idosa.
A ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), teve como objetivo intensificar as medidas de proteção e fiscalização voltadas à população idosa.
Durante a operação , cerca de 20 agentes da Polícia Civil atuaram nos dois municípios, com foco na verificação de 30 denúncias prioritárias registradas em Belém. Além dos três inquéritos já instaurados, outras ocorrências seguem em apuração e as vítimas foram encaminhadas à rede de proteção.
A operação:
As atividades da Operação Virtude 2025 seguem até o fim de outubro, com foco na ampliação da rede de proteção e na garantia de direitos à população idosa.
De acordo com o relatório geral da Operação Virtude 2024, a iniciativa foi considerada um sucesso nacional. As ações abrangeram todos os estados brasileiros, mobilizando mais de 57 mil agentes e resultando em 480 prisões de adultos e 27 apreensões de menores. Foram registradas 53 mil diligências, com 24.914 vítimas atendidas, 17.823 procedimentos policiais instaurados e 4.865 ações educativas realizadas em todo o país.
O gráfico evidencia a eficácia da Operação Virtude, destacando o impacto das ações integradas de segurança pública no enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

Leia também:
Deixe um comentário