Após fratura na clavícula, Maxwell treina técnicas de judô para prevenir lesões - Estado do Pará Online

Após fratura na clavícula, Maxwell treina técnicas de judô para prevenir lesões

O uso desse tipo de treinamentos vem sendo recorrente no Remo, com o clube adotando técnicas de recuperação semelhantes em cada caso de lesão, como forma de prevenir ao máximo futuros problemas no elenco.

Foto: Samara Miranda/Remo

O atacante Maxwell entrou na fase final de recuperação para retornar aos treinos com o elenco do Remo. E neste momento, o trabalho com o jogador vem sendo para prevenir futuras lesões por meio de técnicas de judô, arte marcial que foca na queda.

O trabalho com Maxwell vem sendo desenvolvido pelo fisiologista do clube e faixa roxa de judô, Gustavo Alfaia. Segundo ele, o uso da modalidade nesse tipo de tratamento ajuda com que o atleta possa “absorver” o impacto da queda.

“O futebol exige muito o impacto. Ele conseguindo absorver (o impacto) durante a queda, é o principal objetivo que estou trabalhando com ele. Trabalhei desde a parte frontal, lateral, todos os tipos de queda que o judô pode proporcionar ao atleta”, explicou.

Gustavo detalhou ainda que o modo como isso vem sendo trabalhado é reflexo da evolução de Maxwell na recuperação médica. De fora do time desde o início de maio, quando fraturou a clavícula na partida com o Criciúma, o atacante do Remo vem reagindo bem ao tratamento.

“O cronograma exige muito da primeira aula. Se o atleta tem um avanço muito rápido, podemos progredir mais rápido. Mas em tese até ele se sentir seguro para justamente transferir para o gramado”.

Novidade e rotina

O uso desse tipo de treinamentos vem sendo recorrente no Remo, conforme relatou o chefe do departamento médico do cube, Doutor Jean Klay. Segundo ele, o clube vem adotando técnicas de recuperação semelhantes em cada caso de lesão, como forma de prevenir ao máximo futuros problemas no elenco.

“Esse trauma direto no atleta de futebol, geralmente ocorre durante a queda. Já tem algum tempo no clube que temos por hábito, na fase final de recuperação, fazer um treinamento de quedas”, explicou Jean Klay.

Em meio aos trabalhos para retornar aos treinos, Maxwell projeta um ganho futuro com o treinamento de judô. Apesar da novidade no modo de tratamento, ele acredita que todo esse cronograma montado pela fisiologia do clube pode ajudar de forma significativa na sequência da temporada e da carreira.

“É tudo novo para mim, mas tudo que vier para me ajudar é sempre bem vindo. É uma coisa que vai ser muito necessária e fundamental para mim. Para prevenir o impacto e talvez não fraturar novamente. Vai me ajudar muito. Estou sem dor. A minha evolução todo mundo fala que está surpreendendo”, finalizou o atacante.

Leia também: