Após já ter deixado o comando do Ministério do Turismo, Celso Sabino divulgou, nesta semana, uma nota pública na qual faz um balanço do período em que esteve à frente da pasta, iniciado em julho de 2023, e confirma que disputará uma vaga no Senado Federal pelo Pará.
No texto, Sabino afirma que o turismo brasileiro atingiu um patamar inédito, com recordes históricos no fluxo internacional. Segundo ele, o país chega à marca de 9 milhões de turistas estrangeiros, resultado de ações de promoção internacional, ampliação da malha aérea, investimentos em infraestrutura turística e qualificação profissional.
Balanço do período à frente da pasta
O ex-ministro destacou ainda a geração de empregos no setor. De acordo com dados do Novo Caged, entre janeiro e outubro, o turismo registrou 1.535.894 admissões formais. Na nota, Sabino também agradeceu o apoio do presidente Lula durante o período em que integrou o primeiro escalão do governo federal.
Ele ressaltou que optou por permanecer no cargo até a realização da COP30, sediada em Belém, em novembro, destacando que o evento deixou um legado para o país e, especialmente, para o Pará.
Nova etapa política
Ao comentar a saída do ministério, Sabino disse compreender as articulações necessárias à governabilidade e afirmou estar tranquilo quanto ao cenário político. Ele confirmou que aceitou o convite para disputar as eleições ao Senado pelo Pará, alinhado ao projeto político liderado pelo presidente Lula.
Leia também:











Deixe um comentário