O apagão nacional registrado na madrugada desta terça-feira (14) atingiu pelo menos 13 municípios do Pará, de acordo com informações divulgadas pela Equatorial Energia, concessionária responsável pelo fornecimento no estado. Segundo a empresa, cerca de 294 mil clientes foram afetados, mas o fornecimento foi totalmente restabelecido em 44 minutos.
De acordo com a concessionária, nenhum município ficou completamente sem energia, mas diversos trechos das cidades foram atingidos. Os locais afetados foram: Anapu, Ananindeua, Belém, Itaituba, Castanhal, Marabá, São Domingos do Araguaia e Uruará. Na região Oeste, registraram interrupções Alenquer, Curuá, Monte Alegre, Óbidos e Juruti.
O último apagão de proporção nacional que impactou o Pará havia ocorrido em 2023, quando 2,9 milhões de imóveis ficaram sem luz, provocando falta de água e problemas em postos de combustíveis e supermercados.
Desta vez, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que a origem da falha foi um incêndio na subestação de Bateias, localizada em Campo Largo (PR), na Região Metropolitana de Curitiba. A ocorrência afetou o Sistema Interligado Nacional (SIN) — rede responsável pela transmissão de energia entre as regiões do país.
O ministro Alexandre Silveira afirmou que o episódio foi um “problema elétrico pontual” e não esteve relacionado à falta de geração de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que enviará equipes de fiscalização para inspecionar a subestação e apurar as causas do incêndio.
Além do Pará, o apagão também foi registrado em outros 21 estados e no Distrito Federal, incluindo Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.
Leia também:
Deixe um comentário