A Agência Nacional de Energia Elétrica confirmou, nesta sexta-feira (30), que a bandeira tarifária permanecerá verde no mês de fevereiro, o que significa que os consumidores não terão acréscimos na conta de energia elétrica em todo o país.
Com a melhora do volume de chuvas na segunda quinzena de janeiro, houve recuperação dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. De acordo com a Aneel, esse cenário afasta a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo de geração mais caro.
A agência informou ainda que a definição da bandeira tarifária para o mês de março será divulgada no dia 27 de fevereiro, conforme o calendário oficial. A avaliação mensal leva em conta as condições de operação do Sistema Interligado Nacional e a estratégia de geração definida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Entenda o processo
O Sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015 sinaliza ao consumidor os custos variáveis da geração de energia. Enquanto a bandeira verde não gera acréscimos, a amarela e as vermelhas resultam em cobranças adicionais a cada 100 quilowatts-hora consumidos, com valores que variam conforme o patamar de custo da geração.
Leia também:











Deixe um comentário