Ananindeua cria grupo de trabalho ambiental visando conservação de áreas sustentáveis da cidade

A criação da unidade de conservação municipal de uso sustentável é uma importante iniciativa para a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável de Ananindeua e deixará um legado para as futuras gerações.

No início desta semana, o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB), foi até o Parque Cultural Vila Maguari, para realizar a assinatura de dois decretos municipais com o objetivo de promover a preservação ambiental da fauna e flora da região. O local foi escolhido pela sua representatividade no avanço do desenvolvimento urbano sustentável da cidade.

O Grupo de Trabalho Ambiental (GTA) foi criado através do Decreto nº 2045/24 e tem o objetivo de criar políticas públicas com ações voltadas para a proteção e preservação do meio ambiente em Ananindeua. O GTA será composto por representantes do gabinete do prefeito, da procuradoria geral do município, várias secretarias municipais, bem como por instituições como a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Ordem dos Advogados (OAB) Subseção Ananindeua/PA.

O decreto justifica a criação desse grupo de trabalho pela importância de preservar o meio ambiente, promover a educação ambiental, realizar estudos socioambientais e elaborar políticas públicas adequadas para lidar com questões ambientais. Além disso, destaca a necessidade de abordagens integradas e abrangentes para lidar com questões ambientais, visando à mudança de vida dos munícipes para um mundo sustentavelmente melhor.

O Decreto municipal n° 2046/24 criou uma área de estudo destinada à criação de uma unidade de conservação municipal de uso sustentável. O local é uma área protegida para preservar a natureza e promover o desenvolvimento sustentável que fica entre os rios Arari e Maguari, visando proteger a fauna, a flora, os recursos hídricos e os monumentos paisagísticos.

Os benefícios serão muitos, entre eles a proteção dos recursos naturais, promoção do desenvolvimento sustentável, geração de empregos, oportunidades para pesquisa científica e educação ambiental, proteção de sítios de importância cultural e histórica.

A criação da unidade de conservação municipal de uso sustentável é uma importante iniciativa para a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável de Ananindeua e deixará um legado para as futuras gerações.

Leia também: