Altamira recebeu na manhã desta terça-feira (21) mais uma edição do projeto Alepa Itinerante – COP30, iniciativa do deputado Chicão (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O encontro começou com uma audiência pública que reuniu deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças indígenas e representantes de movimentos sociais, com o objetivo de apresentar reivindicações da região do Xingu.
Segundo Chicão, a ação tem caráter excepcional por conta da COP30, que ocorrerá em novembro em Belém. “É importante essa interação da Alepa com as regiões. Até o momento, esta foi a audiência pública com mais pessoas inscritas, 64 participantes, superando outras localidades”, afirmou o presidente da Alepa.
O deputado destacou que, a partir desta audiência, o próximo passo será encaminhar as prioridades ao Executivo, com destaque para saúde, ampliação do Hospital Regional, produção de cacau e reformas escolares.
Entre os temas mais debatidos, a saúde teve grande repercussão. Socorro Arara, da etnia Arara, pediu a ampliação do Hospital Regional de Altamira para melhor atendimento a povos originários, ribeirinhos e pescadores.
A educação também foi pauta importante. Maria Ivonete Coutinho, professora da UFPA Altamira, solicitou apoio para a criação de uma Universidade Federal do Xingu, destacando a necessidade de expandir cursos de engenharia, turismo, enfermagem e outras áreas para atender jovens de baixa renda da região.
O prefeito de Altamira, Dr. Loredan, reforçou a importância da escuta da população e pediu suporte nas áreas de saúde, educação e saneamento básico, citando a atuação da concessionária Aegea no município. “Agradeço à Alepa pela escolha do município. Essa audiência pública foi imprescindível para o futuro de Altamira e seus avanços”, declarou.
Participaram da audiência pública diversos deputados estaduais, como Ana Cunha, Antônio Tonheiro, Aveilton Sousa, Braz, coronel Neil, delegado Nilton Neves, Dirceu Ten Caten, Elias Santiago, Eraldo Pimenta, Fábio Figueiras, Fábio Freitas, Gustavo Sefer, Iran Lima, Maria do Carmo e Ronie Silva, além de Vitor Dias, secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica, e Ozório Juvenil, Auditor-Geral do Estado.
Leia também:
Deixe um comentário