O promotor de Justiça Alexandre Tourinho será empossado nesta segunda-feira (14), às 17h, como novo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para o biênio 2025-2027. A cerimônia ocorrerá no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, presidida pelo atual PGJ, César Mattar Jr. Antes da posse, uma missa em ação de graças foi celebrada na Igreja de Santo Alexandre, no dia 11 de abril.
Tourinho foi o mais votado na eleição interna do MPPA, com 298 votos, realizada em 2 de dezembro de 2024, e foi nomeado pelo governador Helder Barbalho no dia 12 do mesmo mês. Como chefe do Ministério Público estadual, caberá a ele encaminhar projetos de lei ao Legislativo, decidir sobre administração interna e orçamento da instituição, além de exercer outras atribuições definidas na Lei Orgânica do MP.
Natural de Belém, Alexandre Tourinho tem 50 anos, é casado e pai de dois filhos. Formado em Direito pela Unama, é mestre em Direito Constitucional e já foi professor de Direito Penal na UFPA. Ingressou no MPPA em 2002, atuando como promotor de Justiça em diversas comarcas do interior e da capital.
Na administração do Ministério Público, já ocupou funções como chefe de gabinete da PGJ, coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível e assessor do procurador-geral. Também presidiu a Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep) entre 2022 e 2024, além de ter exercido cargos de direção na Conamp, entidade nacional da categoria. Tourinho já recebeu diversas condecorações, incluindo o prêmio Artemis Leite, pela melhor peça jurídica de 2019.
Leia também:
Deixe um comentário