A atriz e ex-BBB paraense Alane Dias se pronunciou em suas redes sociais após o ator manauara Adanilo Reis da Costa, de 34 anos, referir-se à castanha-do-pará como “castanha-da-amazônia” durante o programa É de Casa, da TV Globo.
Adanilo, que preparou uma receita de “Tapioca Caboquinha” no programa, referiu-se à castanha-do-pará como “castanha-da-amazônia”. A apresentadora Talitha Morete questionou se o termo correto não seria “castanha-do-pará”, em resposta ele disse que o fruto é conhecido por diversos nomes: “Castanha-do-Pará, da Amazônia, Castanha do Brasil”.
A fala repercutiu entre os paraenses, e Alane Dias decidiu entrar na discussão. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, a atriz exibiu um pote de castanhas e declarou: “Queria dizer pra vocês que o nome disso aqui é castanha-do-Pará. Eu tô falando o óbvio porque, às vezes, o óbvio precisa ser dito. Não é castanha do Brasil. Não é castanha da Amazônia. É muito simples. Não é difícil falar Pará.”
Ver no Threads
Por que “castanha-do-pará”?
O nome “castanha-do-pará” surgiu porque o estado do Pará foi o primeiro a exportar o fruto para outros estados e países. Embora o fruto seja típico de toda a região amazônica, o termo se popularizou devido à sua origem comercial no estado. Atualmente, é comum encontrá-lo sendo chamado de “castanha-da-amazônia” ou “castanha-do-brasil”, especialmente em contextos internacionais.
Leia também
Deixe um comentário