Agricultores familiares de cidades do interior do Pará bloquearam, na manhã desta sexta-feira (13), a avenida Antônio Barreto, em Belém, durante um protesto contra a retirada de feirantes da Feira da 25, onde tradicionalmente comercializam seus produtos às sextas-feiras. A ação gerou transtornos no trânsito e contou com a presença de equipes da Polícia Militar, o que causou apreensão entre os manifestantes.
Segundo os feirantes, a Prefeitura de Belém determinou a saída dos trabalhadores da área em razão das obras preparatórias para a COP 30, evento internacional sobre mudanças climáticas que ocorrerá na capital paraense em 2025. Os produtores alegam que haviam feito cadastro para serem transferidos à Feira do Jurunas, mas que o processo de realocação ainda não foi concluído.
Segundo agricultores ouvidos pela reportagem, há um conflito entre os feirantes que ocupam o canteiro central da via e os feirantes que estão nas estruturas legalizadas pela Prefeitura de Belém.
Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), informou que a retirada dos feirantes já havia sido comunicada na semana passada, com promessa de apoio durante o remanejamento. Segundo a administração municipal, a ocupação da Feira da 25 vinha ocorrendo de forma desordenada e sem licenciamento, o que motivou a ação.
Ainda de acordo com a Sedcon, a prefeitura segue aberta ao diálogo com os trabalhadores e reafirma o compromisso com a organização do comércio informal, especialmente durante o período de intervenções urbanas que visam preparar a cidade para sediar a COP 30.
Depois da confusão e da interdição da via, os agricultores voltaram a ocupar o canteiro central da avenida Romulo Maiorana.
Leia também:
Deixe um comentário