Agentes da Base Candiru, em ação integrada com a Polícia Militar e o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu), resgataram 20 pássaros da espécie Canário da Terra e apreenderam 103 munições de calibre .22, neste domingo, 7, durante fiscalização de rotina em uma embarcação que seguia de Manaus para Santarém, no Pará.
A abordagem ocorreu no navio Anna Karoline VII, quando os agentes identificaram um passageiro transportando ilegalmente as aves silvestres, além das munições e acessórios utilizados na manutenção dos animais. O homem foi conduzido à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis, enquanto os pássaros foram encaminhados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destacou que as Bases Integradas Flutuantes têm apresentado resultados contínuos no combate à criminalidade. “As ações feitas pelos agentes na Base Candiru, instalada em Óbidos, têm apresentado uma produtividade contínua, tanto no que se refere à apreensão de entorpecentes, assim como na captura de foragidos e nas ações ligadas aos crimes ambientais, como nesse caso, onde as aves encontradas estavam sendo transportadas de forma ilegal para Santarém ”, afirmou.
Ainda durante a operação, outra embarcação, a “São Bartolomeu IV”, também foi alvo de fiscalização. Nela, os agentes localizaram um passageiro com mandado de prisão em aberto, que foi detido e encaminhado à Justiça.

A Base Candiru, instalada em Óbidos, atua de forma permanente na fiscalização do rio Amazonas e já registrou diversas apreensões de drogas, armas, foragidos e animais silvestres em operações recentes.
Leia também:
Deixe um comentário